Maria Leonor da Silva ficou curiosa com uma borboleta que encontrou em Santo António dos Cavaleiros, a 8 de julho. A equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Hoje [8 de julho] de manhã encontrei esta borboleta a dormir no tecto da cozinha, em Santo António dos Cavaleiros. Gostaria de saber como se chama e como é com as asas abertas”, pediu Maria Leonor numa mensagem enviada à Wilder, na qual explicou que o inseto teria cerca de sete centímetros. “Parecia-me uma borboleta nocturna muito grande”, descreveu.
Trata-se de uma borboleta noturna do género Catocala. A fotografia não mostra detalhes suficientes para uma identificação decisiva, mas será provavelmente da espécie Catocala elocata ou Catocala nupta.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
As borboletas noturnas deste grupo têm as asas anteriores acastanhadas ou acinzentadas, com padrões rendilhados que imitam a casca das árvores. Quanto às asas posteriores, que muitas vezes estão escondidas, muitas das espécies que pertencem a este género costumam tê-las com cores vivas, que incluem também o amarelo e o rosa, por exemplo. Em Portugal, existe até uma borboleta deste grupo com as asas posteriores azuis.
Leia também duas identificações de uma borboleta Catocala elocata, aqui e aqui.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.