A leitora Cristina Afonso fotografou uma aranha em Santiago do Cacém, no início de Janeiro, e perguntou qual a espécie e como teria chegado dentro de casa. Pedro Sousa responde.
“Há umas noites atrás dei com uma aranha a passear pelo chão da cozinha. Quase que morri! Para além de fazer alergias nunca tinha visto uma aranha assim”, explicou Cristina Afonso, numa mensagem enviada à Wilder.
“Pedi ajuda aos vizinhos que lá trataram de a tirar de minha casa. Sei que a levaram mas não sei o que lhe fizeram. Contudo tenho curiosidade em saber, que espécie é esta? De onde veio? Podem por favor ajudar-me com algum esclarecimento?”, pediu esta leitora.
Tudo indica que se trata de uma aranha da família Thomisidae, cujas espécies são conhecidas em geral como aranhas-caranguejeiras ou aranhas-caranguejo.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Infelizmente a foto não tem qualidade suficiente para permitir uma identificação concreta, mas é possível perceber que esta aranha pertence à família Thomisidae.
Provavelmente, a aranha fotografada pertence ao género Ozyptila, que é um dos vários grupos que compõem a família Thomisidae. Ainda assim, existem aranhas de outros géneros dentro desta mesma família das aranhas-caranguejo, que têm um aspecto semelhante ao exemplar que fotografado.
Quanto ao facto de ter sido encontrada no chão da cozinha, para mim é muito invulgar encontrar-se uma espécie deste género dentro de casa, pelo que pode ter vindo com algum material que tenha sido trazido da rua. Normalmente, essas aranhas vivem no solo, onde o seu aspecto lhes permite ficarem muito bem camufladas e assim mais protegidas.
Pode encontrar aqui e aqui mais alguma informação sobre as aranhas-caranguejo e sobre como podem ser seres facinantes.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.