O leitor Miguel Nobre Leitão fotografou esta aranha a 30 de Abril em Carvalhais, São Pedro do Sul, e pediu ajuda para saber qual a espécie. Pedro Sousa responde.
“Encaminho em anexo duas fotos de uma aranha que estava numa casa em Carvalhais, São Pedro do Sul, em 30 abril de 2025. É uma aranha-caranguejeira?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de uma aranha-caranguejeira da espécie Misumena vatia.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, investigador do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).
As fotos não são fantásticas, mas a aranha é bastante distintiva com esse padrão de cor. E sim, é uma aranha caranguejeira, ou Thomisidae, no caso da espécie Misumena vatia.
É uma das Thomisidae comuns, predadoras de insectos que visitam flores.
Estas aranhas são muito bonitas e podem ser encontradas normalmente nas flores.
Esta espécie, tal como outras aranhas-caranguejeiras das flores, pode mudar a cor do corpo para melhor se ajustar à cor das flores em que está. Mas esta é uma mudança que demora alguns dias.
Podemos encontrar fêmeas desta espécie de cor branca, verde-claro até um amarelo forte e, muitas vezes, podem ter manchas de outra cor na lateral do abdómen.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.