A leitora Gabriela Santos encontrou uma aranha na sua casa em Vimieiro, Braga, em meados de Abril, e pediu ajuda para identificar a espécie. Pedro Sousa responde.
“Encontrei esta aranha no meu sofá na freguesia de Vimieiro em Braga em meados do mês de Abril. Como tenho absoluto pavor e era enorme gostaria de saber de que espécie se trata e se me devo preocupar de encontrar mais”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma aranha-dos-troncos-grande (Zoropsis spinimana).
Espécie identificada por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
A aranha-dos-troncos-grande é uma espécie de aranha bastante grande para o tamanho médio da nossa aracnofauna e pode, por vezes, ser bastante colorida com tons laranja-ferrugem, segundo Sérgio Henriques, numa identificação anterior.
“É um animal grande, colorido e comum em casas. Costuma ser mais avistada em garagens e barracões no Inverno, quando fica mais frio e as nossas infrastruturas são abrigos com muito bom aspecto para uma pobre criatura com frio”, explicou este perito, acrescentando que são espécies “sobretudo noturnas”.
Embora pelo seu tamanho esta aranha consiga perfurar a pele dos humanos, é raro chegar a fazê-lo. Mesmo que se veja obrigada a isso para se defender, não tem uma mordedura perigosa, indicou.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.