O mês de Maio é um dos melhores períodos para ir em busca do mundo natural durante a Primavera. Gonçalo Prista, doutorando em Ciências do Mar pela Universidade de Lisboa, e cronista na Wilder, propõe um passeio pela Foz do Sizandro, no concelho de Torres Vedras.
Wilder: Qual é o local ou locais que gostava de dar a conhecer, nesta Primavera?
Gonçalo Prista: Sugiro a Foz do Sizandro, concelho de Torres Vedras.
W: Porquê a sugestão deste local?
Gonçalo Prista: É um espaço pouco procurado, o que permite desfrutar do passeio com mais calma. É relativamente pequeno, o que é atractivo para períodos curtos e para quem se está a iniciar nos passeios de observação de fauna e flora. Fica próximo da grande Lisboa, o que é vantajoso para quem foge de lá para espairecer no campo mas tem pouco tempo.
Permite contactar com 4 realidades distintas: 1) observação de aves marinhas e estuarinas (tem posto de observação de aves); 2) pequena formação dunar com zonas onde se pode passear junto às dunas; 3) se o tempo estiver bom a praia é mesmo ali, não sendo preciso pegar no carro; 4) para quem gosta poderá fazer a pé ou de carro um passeio ao longo da margem do Sizandro, onde se podem observar outros tipos de aves.
W: Quais são as espécies que se podem encontrar aqui, facilmente?
Gonçalo Prista: Neste local observar-se-ão maioritariamente aves marinhas, como o corvo-marinho, pilritos e rolas do mar e, claro, gaivotas. Estão quase sempre acompanhados por garças brancas e garças reais, bem como algumas espécies de patos.
Caminhando pelas dunas poderemos ver uma formação dunar que ainda se encontra maioritariamente colonizada por flora dunar autóctone, com pouca presença do chorão.
Na praia pode-se dar sempre um salto às zonas rochosas que na baixa mar nos permitem ver pequenos sargos, várias anémonas, cabozes e gobius, camarões, mexilhão, lapas, entre diversas espécies típicas do intertidal rochoso de Portugal.
Caso se prefira seguir o rio a montante as pequenas aves como os bicos-de-lacre, chapins, melros, piscos, ou algumas pequenas rapinas irão encher-nos a vista.
[divider type=”thin”]
Série “Passeios de Primavera”:
Nesta Primavera, com a ajuda de especialistas no mundo natural, a Wilder vai sugerir-lhe alguns dos melhores passeios para ver de perto o que está a acontecer na natureza.
Para começar, conheça as flores da Serra de Montejunto e das Serras de Aire e Candeeiros.
Veja as garças-vermelhas do Baixo Vouga.
Dê um passeio por entre as borboletas e orquídeas junto ao mar, no Algarve.
Percorra as margens da ribeira da Quarteira e pode ser que encontre túlipas silvestres.
Visite uma Estação da Biodiversidade nas margens da Ribeira de Alportel, a caminho da Serra do Caldeirão.
E se tiver sugestões, pode enviar-nos texto e imagens para [email protected].
[divider type=”thin”]
Leia as crónicas de Gonçalo Prista na Wilder, na série “Extintas por engano”.