A nova exposição, da autoria da cineasta e fotógrafa portuguesa Maya, leva-nos a mergulhar nas águas portuguesas no continente e nos Açores. A inauguração acontece a 11 de Janeiro.
Esta é uma instalação artística audiovisual, em ecrãs gigantes instalados no átrio do Oceanário de Lisboa, revelando imagens das águas portuguesas no continente e nos Açores.
Esta experiência imersiva, da autoria de Maya de Almeida Araújo, mostra “Portugal como um país de mar e de biodiversidade de uma forma nunca antes vista”, segundo o Oceanário de Lisboa.
O objectivo desta nova exposição é “proporcionar uma experiência inesquecível com uma mensagem profunda sobre nossa ligação ancestral com o mar, afirmando a identidade de Portugal como um grande país oceânico, inspirando respeito pelo Mar e um sentimento de responsabilidade pela sua preservação que atravessa gerações e culturas”.
A instalação artística é da autoria de Maya, cineasta e fotógrafa especializada em fotografia subaquática em movimento que tem trabalhado ao longo dos últimos 20 anos o elemento humano integrado no elemento água.
Segundo o Oceanário de Lisboa, a equipa de filmagens rodou ao longo de seis meses, entre os Açores, o Algarve, a Costa Alentejana, Cascais, Sintra, Nazaré e Aveiro. As imagens subaquáticas foram realizadas maioritariamente em apneia, excepto nos mergulhos com tubarões e mantas.
A inauguração da exposição acontecerá a 11 de Janeiro, sábado, às 11h00, e é a primeira iniciativa das comemorações da Lisboa Capital Verde Europeia 2020.
Na cerimónia de inauguração estarão presentes o primeiro-ministro António Costa e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Estão previstas intervenções do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do presidente do Conselho de Administração da Fundação Oceano Azul e Oceanário de Lisboa, José Soares dos Santos.
O Oceanário de Lisboa foi inaugurado em 1998 no âmbito da Expo 98, cujo tema foi “Os oceanos, um património para o futuro”.
Situada junto às margens do rio Tejo, esta estrutura é casa para cerca de 8.000 animais e plantas de 500 espécies diferentes, em mais de 30 aquários.
[divider type=”thick”]
Descubra o Calendário Wilder 2020
Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro.
Saiba aqui como adquirir.
Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.