Os Jardins Reais de Kew, em Inglaterra, preparam-se para lançar a exposição Rare and Extinct que, de 19 de Outubro a 17 de Novembro, vai mostrar aos visitantes algumas das plantas mais raras e ameaçadas do mundo.
O grande objectivo, explica a instituição em comunicado, é “celebrar as plantas mais ameaçadas do mundo”.
De 19 de Outubro a 17 de Novembro, os visitantes terão a oportunidade de ver espécies raras da colecção viva de Kew na icónica estufa temperada. “Algumas nunca foram exibidas ao público, o que oferece uma oportunidade de vislumbrar os bastidores de Kew”.
As secções “Room of Rarity” e “Room of Extinction” vão exibir cerca de 20 plantas que ou são raras (classificadas como Criticamente Em Perigo, Em Perigo ou Vulneráveis) ou Extintas na natureza, de acordo com a classificação da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Normalmente, todas as plantas desta exposição crescem longe da vista do público no viveiro tropical dos Jardins Reais Botânicos de Kew.
Conseguir resolver o puzzle de como cultivar e tratar de plantas raras está no centro dos esforços de conservação daquela instituição. “É preciso o nosso melhor conhecimento e capacidades botânicas para garantir a sobrevivência destas espécies” e de ajudar a travar a perda de biodiversidade, acrescenta o comunicado. “O desafio de cuidar e de propagar estas plantas raras é uma vocação e esta exposição será uma celebração do trabalho dos nossos dedicados horticulturistas que cuidam destes espécimes.”
A história de cada planta será contada através de uma série de artefactos do herbário de Kew, das colecções e arquivos da instituição e de curtos filmes com os botânicos que cuidam delas.
A missão de Kew é “compreender e proteger plantas e fungos para o bem-estar das pessoas e para o futuro de toda a vida na Terra e acreditamos que as crises climática e da biodiversidade precisam de ser resolvidas em conjunto”, acrescenta a instituição. “A natureza é a chave para trazer as soluções para os desafios que enfrentamos. Este é um momento decisivo para a natureza”.
A COP16 da Biodiversidade acontece de 21 de Outubro a 1 de Novembro em Cali, Colômbia.