A leitora Elena Martins fotografou esta alga numa praia da Costa da Caparica, Almada, a 12 de Fevereiro e pediu ajuda na identificação. João Canilho responde.
Trata-se da macroalga castanha Saccorhiza polyschides.
Espécie identificada e texto por: João Canilho, curador da exposição “Phycologia“, patente de 4 de Julho a 13 de Outubro no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.
Trata-se do bolbo rizóide da macroalga castanha Saccorhiza polyschides.
Esta é uma estrutura de fixação às rochas das macroalgas que poderemos considerar equivalente às raízes nas plantas terrestres mas que, contrariamente às raízes, não é responsável pela absorção de nutrientes nas macroalgas.
Quando inteira, que não se consegue observar na imagem, é uma alga bastante semelhante ao grupo das Laminárias, e que, tal como as últimas, pode atingir mais de dois metros de comprimento.
Não é uma alga que se encontre na zona da Costa de Caparica e, pelo estado de degradação, terá possivelmente vindo na corrente de locais próximos da zona de distribuição.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.