A 10ª edição do Bioblitz Serralves acontece nos dias 20 e 21 de Abril, com entrada gratuita para todos, em especial para crianças e famílias. Esta pretende ser “a maior festa sobre biodiversidade organizada anualmente em Portugal”.
Apesar de durante a semana o evento ter estado a decorrer para escolas, durante o fim-de-semana é chegada a vez do público em geral.
“O Bioblitz é uma oportunidade única para o conhecimento da biodiversidade através de uma programação diversa”, explica a Fundação Serralves em comunicado.
Haverá actividades dedicadas a vários grupos de espécies: árvores, cogumelos, insectos, anfíbios, aves, micromamíferos, micromundos e briófitas.
Mas o que é um Bioblitz? Trata-se de uma “inventariação relâmpago de espécies de animais e plantas” – neste caso nos cerca de 18 hectares do Parque de Serralves -, que se distingue de uma inventariação científica porque é aberta a todos os interessados, adiantam os organizadores.
No fundo, explicam, “é uma oportunidade única de contribuir para aumentar a lista de espécies identificadas, trabalhar lado a lado com investigadores e conhecer melhor a fauna e flora de Serralves.”
O programa inclui ainda exposições, oficinas científicas e pedagógicas, visitas temáticas e saídas de campo com investigadores e especialistas.
Em 2023, o evento levou a Serralves 56.405 pessoas.