PUB

Foto: Ana Marques

Que espécie é esta: cochonilha

12.04.2024

A leitora Ana Marques pediu ajuda para identificar umas estranhas formações encontradas num alecrim, na região de Coimbra. Carine Azevedo responde.

“Encontrei um alecrim na região de Coimbra, em abril, com umas pequenas formações brancas que parecem búzios”, descreveu Ana Marques, indicando ainda que “a textura é esponjosa e pegajosa,e o interior é de cor salmão”.

Tudo indica que se trata de cochonilha-australiana (Icerya purchasi).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

A cochonilha-australiana é também conhecida como icéria, pulgão-branco, cochonilha-do-algodão ou cochonilha-branca. Esta praga é responsável pelo enfraquecimento geral das plantas, afetando o seu crescimento e desenvolvimento e podendo mesmo causar a morte das mesmas.

Foto: Ana Marques

A cochonilha alimenta-se da seiva das plantas e, ao fazê-lo, “envenena” as plantas com as suas toxinas salivares. As plantas atacadas apresentam manchas brancas nas folhas, frutos e casca. Além disso, a cochonilha segrega uma substância pegajosa (melada) que origina a fumagina, uma camada negra que cobre as folhas e interfere assim com a fotossíntese, para além de poder atrair fungos e insetos indesejáveis.

Para eliminar a praga da cochonilha no alecrim, sugiro a remoção manual das pragas ou a aplicação de inseticidas específicos para o controlo da praga. O óleo de neem é um inseticida natural que pode ajudar a controlar a cochonilha. Se necessário, pode proceder a uma poda ligeira para remover as zonas afetadas da planta.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss