A leitora Sílvia Caçador fotografou uma aranha colorida no Forte da Casa, Vila Franca de Xira, e pediu para saber a espécie. Pedro Sousa responde.
A aranha em causa foi encontrada no meio da sua teia a 8 de Dezembro, explicou Sílvia Caçador, numa mensagem enviada à Wilder.
Trata-se de uma aranha-cesteira-dos-prados, que tem o nome científico Argiope trifasciata.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Numa identificação anterior, o biólogo já tinha explicado que esta espécie, originária das Américas, foi introduzida em várias regiões, incluindo o sul da Europa, onde se encontra também estabelecida. Em Portugal pode ser encontrada precisamente a sul, em zonas mais quentes.
Tem uma coloração muito semelhante à espécie mais comum, Argiope bruennichi, mas a distribuição das cores na parte superior do abdómen em A. trifasciata ocorre em bandas unicoloridas alternadas, enquanto que em A. bruennichi as cores surgem mescladas.
Estas aranhas costumam ser encontradas no centro da sua teia orbicular, onde se alimentam dos insetos que caem nesta armadilha.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.