A leitora Carolina Simões fotografou estes animais a 7 de Setembro na praia do Evaristo, Albufeira, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.
“Gostaria que me tentassem identificar esta espécie (ou espécies) de porcelionídeos. Encontrei-os hoje (7 de Setembro) enquanto passeava nas rochas sedimentares da praia do Evaristo (Albufeira). Os espécimes estão já bastante secos. Também publiquei fotos no iNaturalist, mas como não conheço este grupo não consegui chegar para além da família. Fiquei curiosa pois nunca tinha visto destes bichos tão grandes!”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratam-se de baratas-do-mar (Ligia oceanica).
Espécie identificada por: Gonçalo Calado, biólogo e professor da Universidade Lusófona.
“É um isópode marinho, muito provavelmente Ligia oceanica, comum nas nossas praias”, respondeu Gonçalo Calado.
As baratas-do-mar, que podem chegar aos três centímetros de comprimento, são de vários tons de cinzento, esverdeado ou castanho. Alimentam-se de algas e de pequenos animais marinhos.
Vivem na zona entre-marés.
Esta espécie vive até três anos e só se reproduz uma vez. Uma fêmea põe em média 80 ovos por postura.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.