O leitor Cristiano Pereira fotografou esta planta a 28 de Março de 2017 na Glória do Ribatejo, Santarém, e pediu ajuda na identificação. Carine Azevedo responde.
“Gostaria, se possível, de tentar identificar esta planta que ocorre na Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém e que envio em anexo”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma fritilária, muito provavelmente Fritillaria lusitanica.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A espécie fotografada é vulgarmente conhecida como fritilária, muito provavelmente Fritillaria lusitanica.
A Fritillaria lusitanica pertence à família Liliaceae e é uma espécie nativa da Península Ibérica. Em Portugal ocorre nas regiões centro e sul.
É uma planta herbácea perene e bolbosa. Possui folhas finas, lineares a lanceoladas, planas e verdes.
A Fritillaria lusitanica floresce entre fevereiro e julho. As flores são solitárias, por vezes, em grupos de duas a três. Possuem forma de sino e cor purpúrea-acastanhada, com faixas amarelo-esverdeadas.
As flores libertam um aroma desagradável, que atrai numerosos insectos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.