O leitor Ludgero Leote encontrou este animal a 29 de Outubro em Ferreira do Zêzere e pediu para saber a que espécie pertence. Rui Rebelo responde.
“Fotografei ontem (a 29 de Outubro) à noite este anfíbio. De que espécie é?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de um tritão marmoreado (Triturus marmoratus).
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
É um tritão marmoreado na sua fase terrestre (não reprodutora). Nesta fase os animais andam em terra, quase sempre à noite, alimentando-se de invertebrados. Muitas vezes dispersam e nessa altura são frequentemente atropelados. Por isso é sempre bom libertá-los longe de estradas, mesmo se forem de terra batida.
Esta espécie reproduz-se principalmente na primavera, principalmente em charcas. Até precisar de água nessa altura, o habitat ideal para os libertar são os incultos/ matos/ florestas, ou hortas. Desde que haja esconderijos (pedras, muros de pedra, manta morta, troncos, etc) e o solo esteja húmido, estão bem. E já agora se houver água perto, não terão de andar muito mais na próxima primavera.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.