A leitora Teresa Ribeiro fotografou esta planta a 16 de Maio de 2021 em São Cosme, Gondomar, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
Trata-se da espécie rabo-de-raposa (Polypogon monspeliensis).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
As fotografias dizem respeito a inflorescências de uma planta vulgarmente conhecida como rabo-de-raposa, rabo-de-zorra-macio ou erva-fina (Polypogon monspeliensis).
É uma planta gramínea, anual, da família Poaceae. A sua distribuição nativa compreende a região da Macaronésia, Oeste e Sul da Europa, sul da Ásia e norte de África. Em Portugal ocorre em todo o território continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
É comum de zonas húmidas e frescas, como margens de cursos de água, em areias litorais, pauis e em arrozais e outros campos de cultivo.
É uma planta com caules cilíndricos de nós bem marcados, direitos, por vezes ascendentes ou decumbentes que se formam a partir da base em todas as direções. As folhas são ásperas, de margens recortadas de forma desigual, como se tivesse sido rasgada. As flores surgem dispostas num tirso – uma inflorescência compacta, com o eixo principal indeterminado, estreito e largamente oblongo, de cor verde-claro a amarelado.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.