A leitora Maria Alice Sousa fotografou esta planta a 5 de Março no carvalhal de Vouzela e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
Trata-se de uma maónia ou uva-do-oregon (Berberis aquifolium).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A planta da fotografia é vulgarmente conhecida como maónia ou uva-do-oregon (Berberis aquifolium).
Da família Berberidaceae, esta espécie é nativa da região sudoeste do Canadá e do norte da Califórnia.
Possui um porte arbustivo, podendo atingir até 2 metros de altura.
A folhagem é persistente, coriácea, verde-escura e brilhante. No outono e no inverno pode apresentar tons avermelhados.
As flores surgem no final do inverno e durante a primavera, são amarelo-dourado e levemente perfumadas e são bastante atrativas para as abelhas e aves.
O fruto é uma baga, que surge num cacho, que parece uma pequena uva, daí o seu nome comum “uva-de-oregon”. É verde na fase inicial de formação, tornando-se azulado na maturação. É muito procurado pelas aves e outros animais selvagens.
A uva-do-oregon é uma planta ornamental muito interessante em qualquer época do ano, pelas texturas e cores das folhas, flores e frutos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.