O leitor Francisco Caselli perguntou qual a diferença entre um ouriço-cacheiro e um porco-espinho. O investigador Francisco Álvares responde.
Francisco Caselli encontrou um ouriço-cacheiro a 2 e 3 de Setembro no Algarve e ficou curioso: qual a diferença entre um ouriço-cacheiro e um porco-espinho?
“Por vezes, o ouriço-cacheiro europeu (Erinaceus europaeus) é vulgarmente denominado porco-espinho”, explica Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO.
Isto pode causar confusão pois “o termo porco-espinho é também utilizado para várias outras espécies de mamíferos roedores, nomeadamente espécies do género Hystrix sp. que são nativas da África e da Ásia”, como o porco-espinho-de-crista (Hystrix cristata).
“O termo porco-espinho (ou ouriço-cacheiro) é também utilizado para outros roedores existentes no continente Americano, como o Coendou sp. ou o Erethizon sp.” Como o porco-espinho-brasileiro (Coendou prehensilis) ou o porco-espinho-norte-americano (Erethizon dorsatum).
“Todas estas espécies são bastante distintas em termos evolutivos e morfológicos, apesar de todas apresentarem os pêlos dorsais transformados em espinhos curtos e pontiagudos para se poderem defender dos predadores (o que justifica a sua denominação comum como ‘porco-espinho'”.
Agora é a sua vez.
Quer ajudar os ouriços-cacheiros que vivem nas cidades? Saiba como aqui.