O leitor Fernando Ferreira fotografou este ovo de uma espécie marinha a 10 de Abril de 2017 em Azurara (Vila do Conde), e quis saber a que espécie pertence. A equipa do GelAVista responde.
Fernando encontrou este ovo, que pensa ser de tubarão, num dos passeios que faz com o filho para registar a fauna e a flora, na região de Vila do Conde.
A espécie que observou é um ovo de raia.
Espécie identificada e texto por: Equipa do projecto GelAVista, do Grupo de Oceanografia e Plâncton do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O projecto está a estudar as medusas e outros gelatinosos nas costas portuguesas, com a ajuda de dados enviados pelos cidadãos (em 2017 foram assinalados 7.850 organismos).
Trata-se, não de um organismo, mas de um ovo pertencente a um peixe cartilagíneo (Elasmobrânquios), provavelmente de uma espécie de raia.
Estes peixes reproduzem-se de forma diferente dos peixes ósseos (principalmente Teleósteos). Os indivíduos jovens desenvolvem-se, normalmente, dentro de uma cápsula rígida, fora do corpo do progenitor, cápsula que é fixa ao substrato e que o Fernando fotografou. Normalmente quando são arrojadas à costa, já se encontram vazias, como parece ser o caso.
Não se tratará de um ovo de tubarão, dado que as extremidades da cápsula são relativamente mais simétricas e rígidas. No caso dos tubarões, estas extremidades são mais filamentosas.
Este link pode ajudar a perceber esta diferença.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.