PUB

Guardiões das Flores: Crónicas publicadas na Wilder reunidas em livro digital pela Universidade de Coimbra

25.09.2026
leitura de 1 minuto
Abelhão-do-campo (Bombus pascuorum). Foto: João Loureiro

Nova obra, disponível de forma gratuita, inclui todas as crónicas e entrevistas ligadas à série “Guardiões das Flores”, publicada na Wilder em parceria com o projeto PolinizAÇÃO.

O que fazem e quem são os polinizadores? Porque é que são tão importantes para as plantas, a biodiversidade e a vida humana? O que se está a acontecer em Portugal para estudar e conservar as abelhas e outras espécies desse grupo? Estas e outras questões são respondidas com uma linguagem acessível no novo livro “Guardiões das Flores”, disponível numa edição gratuita em formato digital, publicada agora pela Universidade de Coimbra.

A nova obra reúne as crónicas da série “Guardiões das Flores”, publicadas mensalmente na Wilder por mais de 30 autores – entre entomólogos, botânicos, ecólogos e comunicadores de ciência – de dezembro de 2024 a outubro de 2025.

Tanto este livro como a série de crónicas que lhe dá origem nasceram de uma parceria com o projeto PolinizAÇÃO, coordenado pelo Centro de Ecologia Funcional (Universidade de Coimbra), dedicado à conservação dos polinizadores e à sensibilização para o seu papel essencial nos serviços dos ecossistemas e no bem-estar humano.

A obra conta ainda com uma secção final que contém pequenas entrevistas a 14 cientistas que estão ligados ao estudo e à conservação deste grupo de espécies em Portugal. Nessas páginas, é possível ficar a conhecer, por exemplo, como é que cada investigador aprendeu a fazer o seu trabalho, a que projetos se dedica e o que gostaria de fazer no futuro.

O livro “Guardiões das Flores” está disponível aqui.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Não perca