João Serafim, fotógrafo e naturalista do Barreiro, deixou-se levar pela beleza de uma trepadeira-azul na Mata da Machada e conta mais sobre estas aves tão interessantes.
Caros leitores o meu nome é João Serafim e sou do Barreiro/Setúbal. Sou fotógrafo de Natureza e Vida Selvagem e procuro ser um naturalista da fauna e flora.
Já tenho alguns artigos aqui na Wilder e quero aqui deixar mais um contributo da vida selvagem a todos os leitores.
Já contemplo um variado portfolio de vida selvagem e hoje trago-vos a trepadeira azul (Sitta europaea).
A trepadeira-azul (Sitta europaea) é uma espécie de ave da família das trepadeiras (Sittidae). É encontrada na região temperada da Ásia e da Europa.
Como as outras trepadeiras, possui cauda curta e bico longo, as partes superiores cinza-azulado e a linha do olho de cor negra. É um pássaro de canto melodioso.
Existem mais de 20 subespécies divididas em três principais grupos: os do oeste possuem a parte superior das pernas laranjas, os da Rússia possuem a parte superior da perna branca e os do Extremo Oriente possuem a garganta branca.
Após este pequeno resumo sobre esta ave lindíssima deixo-vos aqui um dos locais onde se encontra esta espécie na minha zona.
Lá saí eu para mais uma aventura fotográfica pela Mata Nacional da Machada (Vale Zebro – Palhais) e por entre trilhos e pequenos caminhos, vou ouvindo o cantar destas trepadeiras-azuis, assim como de muitas outras que por lá habitam.
Após um tempo de caminho lá encontrei um local onde me abriguei e camuflei junto a um lago aonde estas aves iam beber água.
Passadas umas horas de espera lá fui registando algumas fotos que irei partilhar com os leitores aqui na Wilder.
Um grande obrigado à Wilder pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da fauna e flora de Portugal.
Pode acompanhar o trabalho de João Serafim na sua página de Facebook, Instagram e no seu site.