PUB

Foto: Jordi Chias/Fundação Oceano Azul

Portugal leva áreas marinhas protegidas à Expo 2025 no Japão

15.01.2025

O Pavilhão de Portugal na Expo 2025 em Osaka, Japão, será dedicado ao oceano e vai mostrar o trabalho feito, em especial as áreas marinhas protegidas recentemente aprovadas, anunciou hoje a Fundação Oceano Azul.

A Expo 2025 vai acontecer entre 13 de abril e 13 de outubro em Osaka, no Japão. O Pavilhão de Portugal terá entre os seus parceiros a Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa.

Esta parceria vai arrancar oficialmente a 16 de janeiro, numa cerimónia no Oceanário de Lisboa, organizada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), e que contará com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, do ministro da Economia, Pedro Reis e da Comissária-Geral de Portugal na Expo 2025 Osaka, Joana Gomes Cardoso.

Esta cerimónia tem como objetivo a apresentação do Pavilhão de Portugal na Expo 2025, da autoria do arquiteto japonês Kengo Kuma e cujo tema é “Oceano: Diálogo Azul”.

Neste contexto, a Fundação Oceano Azul terá alguns dos seus projetos expostos no Pavilhão de Portugal e terá uma delegação em Osaka entre 20 e 22 de julho, sendo que no dia 21 de julho se celebra o Dia Nacional do Mar no Japão.

Entre os projetos que estarão expostos na Expo 2025, destacam-se as Áreas Marinhas Protegidas – que foram recentemente aprovadas em Portugal, nomeadamente a rede de Áreas Marinhas Protegidas da Região Autónoma dos Açores – e as expedições científicas realizadas ao longo dos últimos anos para recolher dados científicos para apoiar a criação de novas áreas marinhas protegidas.

“Esta presença contribuirá não só para reforçar a posição de Portugal na vanguarda da proteção do oceano a nível global, mas também para partilhar estes processos inovadores que podem servir de exemplo em todo o mundo”, escreve a Fundação Oceano Azul em comunicado.

Com uma área de mais de 1.800 metros quadrados e situado na zona ‘Empowering Lives’ do recinto da Expo 2025, o Pavilhão de Portugal “destacará a importância do oceano e da sustentabilidade, alinhando-se com o tema geral da Expo 2025, “Designing Future Society for Our Lives” (Desenhando a Sociedade do Futuro para as Nossas Vidas)”, segundo um comunicado da AICEP.

A Expo 2025 Osaka decorre de 13 de abril a 13 de outubro de 2025, reunindo países de todo o mundo para partilhar inovações, culturas e visões para o futuro.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.

Don't Miss