PUB

Oceanos. Foto: Mobibit/Pixabay

Lixo marinho: RIAS lança apelo ao voto para ganhar bolsa internacional

03.02.2021

Este Centro português de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens está a candidatar-se ao lado de 34 organizações internacionais para ganhar 5.000 euros e limpar a Ria Formosa, no Algarve. Para o ajudar, só precisa de votar.

O RIAS – Centro português de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens com sede na Quinta de Marim, no Algarve, foi considerado elegível para se candidatar a uma bolsa de 5 000€ da Turtle Island Restoration Network.

No total, são 35 organizações de conservação da natureza a concurso, com projectos em vários países.

“Esta oportunidade faz parte dos esforços em curso para apoiar as organizações que estão a trabalhar para garantir que a fauna marinha inocente deixe de estar sufocada no lixo que nós humanos fazemos”, comentou Todd Steiner, director-executivo da Turtle Island Restoration Network.

A votação começou a 1 de Fevereiro e terminará a 19 de Fevereiro. O vencedor será anunciado a 26 deste mês.

O RIAS, em conjunto com a Straw Patrol e o Projeto GEA, concorreu no mês passado a esta bolsa para a aplicar em “Sensibilização e Prevenção de Lixo Marinho”.

“Caso o nosso projeto seja eleito vencedor iremos receber 5 000 € para aplicar à ação “Clean Up Ria Formosa – Promover sensibilização na comunidade local e eventos de limpeza costeira”, onde pretendemos realizar ações para sensibilizar estudantes dos cinco municípios abrangidos pela Ria Formosa a adoptar comportamentos sustentáveis, em prol da conservação deste incrível ecossistema”, explica o RIAS numa nota enviada à Wilder.

O RIAS quer realizar eventos de limpeza com jovens e com a comunidade em geral, “na esperança de retirar muito do lixo que se encontra nestas praias e em zonas de sapal”.

Se quiser ajudar o RIAS, basta votar no seu projecto, submetido em nome da associação que o gere, a ALDEIA.

Em 2020, o RIAS recebeu um total de 3.168 animais selvagens, desde flamingos e camaleões a águias e gaivotas. Desses, 2.317 chegaram vivos ao centro. Ao longo do ano passado, a equipa do RIAS conseguiu recuperar e devolver à natureza 1.382 animais.

A Turtle Island Restoration Network é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para conservar os oceanos e a vida selvagem marinha. Recentemente lançou este concurso internacional dedicado ao problema do lixo marinho. A organização que receber mais votos do público ganhará o financiamento.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.

Don't Miss