PUB

Kids Dive envolve 120 alunos de Setúbal em sensibilização para oceanos e lixo marinho

13.02.2026
leitura de 1 minuto
Kids Dive na Piscina das Palmeiras. Foto: Câmara Municipal de Setúbal

O projeto Kids Dive está a sensibilizar os alunos de Setúbal para a biodiversidade marinha e para o problema do lixo marinho. A 10 de fevereiro houve batismos de mergulho na Piscina das Palmeiras e na Escola Secundária du Bocage.

O Kids Dive é um projeto de uma equipa de biólogos, professores e investigadores que querem partilhar o conhecimento científico com outros, mas acima de tudo transmitir a paixão pelo oceano. 

A 10 de fevereiro, o projeto educativo esteve em Setúbal, na Piscina das Palmeiras, onde alunos da Escola Básica dos Arcos, equipados com máscara e garrafa, cumpriram um percurso que simula o fundo do oceano, entre zonas de algas, artes de pesca e obstáculos invisíveis que reproduzem a presença de plástico no mar.

“Muitas vezes falamos do mar, mas só conhecemos aquilo que vemos da terra”, explicou, numa nota da autarquia, a bióloga marinha Tassiana Malzone, do Kids Dive. “O batismo de mergulho permite atravessar essa cortina, conhecer os animais, perceber a biodiversidade e também as ameaças que existem debaixo de água.”

Em simultâneo, na Escola Secundária du Bocage, decorreu uma ação de sensibilização dedicada ao lixo marinho, onde os alunos refletiram sobre o consumo de plástico, o impacto das escolhas individuais e a importância da participação ativa na conservação do oceano.

Ao longo de dois dias de atividades, 10 e 11 de fevereiro, participam 120 alunos, 60 por dia, provenientes da Escola Básica dos Arcos, Escola Básica de Montalvão n.º 3, Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago, Escola Primária de Santa Ana e Escola Básica da Brejoeira.

As iniciativas integram a 6ª edição do Kids Dive, projeto promovido pela associação MarDive, com apoio científico do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e financiado pela Câmara Municipal de Setúbal, que investe anualmente 16 mil euros na promoção da literacia para os oceanos.

Em Setúbal, o programa decorre neste formato desde o ano letivo 2021/2022. Desde então, o projeto tem vindo a consolidar-se e a crescer, envolvendo atualmente cerca de 120 alunos de cinco escolas e estimando-se que mais de cinco centenas de jovens já tenham participado diretamente nas várias edições.

O Kids Dive estrutura-se em cinco momentos ao longo do ano letivo, incluindo a apresentação do programa nas escolas a alunos, pais e professores, visita guiada e workshop no Oceanário de Lisboa, batismo de mergulho, workshop e sessão de mergulho virtual e saída de campo à Praia de Alpertuche para observação da biodiversidade da zona entre-marés, prevista para março.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.

Não perca