Banner

"Stuck squirrel". Foto: Milko Marchetti/Comedy Wildlife Photography Awards

Estas são as fotografias de vida selvagem mais engraçadas de 2024

17.12.2024

Este mês foram conhecidas quais as fotografias de animais selvagens mais engraçadas de 2024, no âmbito do concurso Comedy Wildlife Photography Awards. O grande vencedor foi o italiano Milko Marchetti com a imagem “Stuck squirrel”.

A fotografia que venceu esta edição dos prémios foi captada a 23 de Abril de 2022 no parque Podere Pantaleone em Bagnacavallo, Ravenna, Itália.

“Stuck squirrel”. Foto: Milko Marchetti/Comedy Wildlife Photography Awards

Este é um parque aberto ao público e às escolas mas de Outubro a Março está fechado a visitas. “Estou autorizado a entrar no parque durante esse período, em troca de fotografias para fins educacionais e promocionais, e a usar um abrigo fotográfico fixo para fotografar passeriformes, pica-paus, falcões e esquilos”, contou Milko Marchetti, em comunicado.

Em Itália, geralmente, e na área onde Milko mora, no Parque Regional Po Delta, “é muito difícil ver e fotografar esquilos (eles são muito raros) mas aqui no parque até são muito confiantes. A poucos metros do abrigo, uma árvore antiga tem um buraco (um antigo ninho de pica-pau) e, por vezes, alguns esquilos (há dois anos havia quatro) vão espreitar lá para dentro, por curiosidade”, acrescentou.

“Captei várias fotos de esquilos em muitas situações, mas a fotografia que escolhi para participar nos prémios Nikon Comedy Wildlife atraiu-me imediatamente por causa da posição estranha do esquilo, que parece estar encalhado no buraco na árvore mas, na verdade, é o momento em que deixa o apoio onde tinha as patas traseiras e entra no buraco.”

Os Comedy Wildlife Photography Awards são uma competição global, online e com participação gratuita criada em 2015 por Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam, ambos fotógrafos profissionais e conservacionistas apaixonados. O seu objectivo é mostrar imagens seriamente cómicas da vida selvagem mais fantástica do planeta.

Conheça agora os vencedores das seis categorias a concurso.

Insects Award, Jose Miguel Gallego Molina (Espanha): “Mantis Flamenca

ThinkTANK Reptiles and Amphibians Award, Eberhard Ehmke (Alemanha): “Frog in a ballon”

Spectrum Photo Birds Award, Damyan Petkov (Bulgária): “Whiskered Tern crash on landing”

Fish and Other Aquatic Species Award, Przemyslaw Jakubczyk (Polónia): “Unexpected role swap”

Nikon Junior Category (Under 16) Award, Sarthak Ranganadhan (Índia): “Smooching owlets”

Nikon Young Photographer Category (Under 25), Kingston Tam (Hong Kong): “Awkward smiley frog”

Affinity Photo 2 People’s Choice Award, Tapani Linnanmäki (Finlândia): “Shake ruffle rattle and roll”

Amazing Internet Portfolio Award, Flynn Thaitanunde-Lobb (Reino Unido, 10 anos de idade): “Dancing To The Music, Rock guitar, Roly Poly, Weight Lifting”

Video Category Winner, Kevin Lohman (EUA): “Fox with the zoomies!”


PUB

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.

Don't Miss