Nunca houve tantos fotógrafos a candidatarem-se aos prémios do Concurso Nacional de Fotografia de Natureza como na edição deste ano: 140 participantes, entre profissionais e amadores.
Das cerca de 560 fotografias que entraram no concurso promovido pela Quercus e pela BMWi, que se realizou agora pelo terceiro ano consecutivo, o júri distinguiu as 15 melhores em quatro categorias: Agricultura, Macrofotografia, Aves e ainda o prémio especial BMWi – Paisagens Fluviais.
Nesta terceira edição, os primeiros lugares foram para Maria Augusta Pinto (categoria Agricultura), Rui Manuel Ferreira (categoria Macrofotografia), Mário Gomes (categoria Aves) e Vítor Oliveira (prémio especial BMW-i Paisagens Fluviais).
“A par da entrega dos prémios, será também apresentada uma exposição com todas as fotografias seleccionadas, que irá percorrer o país ao longo do ano com o objectivo de promover e divulgar a observação e protecção da natureza, através da fotografia”, avança a Quercus, num comunicado.
Em causa estão 60 fotografias, 15 em cada categoria, distinguidas pela organização do concurso.
Os prémios, entregues no dia 25 de Fevereiro, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, foram de 800 euros para o primeiro classificado, 300 euros para o segundo e 150 euros para o terceiro lugar.
Quanto ao prémio especial BMW-i, o vencedor ganhou a possibilidade de conduzir um carro BMW i3 durante 10 dias e dois dias de alojamento no Hotel L’andVineyards, em Montemor-o-Novo, na região de Évora.
Na segunda edição do concurso, em 2016, entraram 120 candidatos. Saiba aqui quem foram os vencedores.