Mais de 7.000 imagens vindas de todos os cantos do planeta competiram para vencer o primeiro prémio dos Comedy Wildlife Photography Awards 2021. O grande vencedor foi a fotografia Ouch!, do fotógrafo Ken Jensen.
O protagonista da fotografia vencedora é um macaco cuja expressão parece revelar estar algo desconfortável ao ter “aterrado” em cima de um cabo. A imagem foi captada numa ponte sobre o rio Xun, na região de Yunnan, na China, onde Ken Jensen estava a passar férias com a sua família em 2016.
Os macacos deslocam-se livremente naquela zona florestada, brincando na ponte em grupos de famílias. São muito curiosos em relação aos humanos e não são nada tímidos.
Este macaco em particular estava, na verdade, a mostrar um sinal de agressividade quando estava sentado nos cabos que suportam a ponte. Mas como a fotografia de Ken Jensen prova, o timing é tudo.
Este fotógrafo amador, que vive na cidade britânica de Blackburn, deu o nome Ouch! à fotografia.
“Estou absolutamente maravilhado ao saber que a minha fotografia era a grande vencedora, especialmente quando havia um bom número de fotografias fantásticas a concurso”, comentou Ken Jensen, em comunicado enviado à Wilder.
“É uma sensação espantosa saber que uma fotografia está a fazer as pessoas rir um pouco por todo o mundo, ao mesmo tempo que apoia fantásticas causas conservacionistas.”
Os vencedores desta 7ª edição foram revelados ontem durante o programa The One Show da BBC.
Os Comedy Wildlife Photography Awards, criados por Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam – ambos fotógrafos profissionais e conservacionistas apaixonados – são uma competição global, online e com participação gratuita. O seu objectivo mostrar imagens seriamente cómicas da vida selvagem mais fantástica do planeta.
Este ano, a competição vai apoiar a Save Wild Orangutans, que protege os orangotangos do Parque Nacional Gunung Palung e regiões limítrofes, no Bornéu, doando 10% das receitas totais.
A categoria Affinity, a escolha do público, teve como vencedor a fotografia I Guess Summer’s Over, de John Speirs, captada na Escócia. A imagem também venceu na categoria Criaturas do Ar.
Vencedores em outras categorias incluem:
Categoria Animais Terrestres: Ninja Prairie Dog, de Arthur Trevino (Arthur confirmou que o cão-da-pradaria conseguiu escapar às garras da águia)
Categoria Criaturas da Água: Time for School, de Chee Kee Teo
Categoria Portfolio: The Joys of a Mud Bath, de Vicki Jauron
Categoria Vídeo: Hugging Best Friend after Lockdown, de Rahul Lakhmani
Além dos vencedores das categorias, outras 10 fotografias receberam menções honrosas:
Recorde aqui os vencedores da edição anterior.