Banner

Visão-americano (Neovison vison). Foto: Pedro Pina

Que espécie é esta: visão-americano

24.11.2023

O leitor Pedro Pina encontrou um pequeno animal numa aldeia perto de Mirandela a 13 de Outubro e pediu ajuda na identificação da espécie. Francisco Álvares responde. 

“Fotografei este animal na entrada da minha casa, numa aldeia perto de Mirandela, pouco antes de sair para o trabalho, no dia 13/10/2023”, escreveu o leitor. Pergunta se será um visão-americano.

Trata-se de um visão-americano (Neovison vison).

Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos carnívoros.

A espécie em causa é um visão-americano (Neovison vison), identificável pelo porte e pela coloração escura uniforme com uma pequena mancha branca no queixo.

Trata-se de um pequeno carnívoro nativo da América do Norte, que é introduzido e invasor em Portugal, apresentando impactos negativos sobre a nossa fauna nativa.

Esta espécie exótica e invasora tem vindo a expandir a sua área de ocorrência em Portugal, em particular na bacia hidrográfica do rio Douro.

Ao contrário da maioria das espécies de carnívoros que são nativos de Portugal, o visão-americano tem hábitos diurnos.

Este carnívoro apresenta graves impactes ecológicos nos ecossistemas, devido à predação de espécies ameaçadas (por exemplo, mexilhão do rio, toupeira-de-água, anfíbios, peixes dulçaquícolas) ou competição com outros carnívoros (p.e. toirão e lontra).

Saiba mais sobre esta espécie e os seus impactos aqui.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss