A leitora Sara Ferreira fotografou este insecto a 14 de Agosto em Ovar e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.
“Acabei de encontrar este inseto (morto) a boiar na nossa piscina. Já excluí que seja vespa asiática e o mais parecido que encontro é a vespa mamute. No entanto, este espécime que encontrei tem a cabeça preta com umas pequenas riscas amarelas (e não toda amarela) e no corpo as manchas amarelas são 6 e não 4. Não sei se há alguma variância dentro da espécie Mamute (entre machos e fêmeas ou jovens e adultos, por exemplo). Este mede 2,5cm. Como está molhado não se percebe bem, mas tem bastante pelagem. Podem ajudar a identificar? Aqui na zona não temos ouvido falar de ocorrência de vespa asiática ou de outra espécie invasora”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratar-se-á de uma vespa Scolia sexmaculata.
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Segundo Albano Soares, esta é uma “vespa do género Scolia, aparentemente Scolia sexmaculata. É inofensiva”.
Esta é uma espécie de vespa autóctone de Portugal.
Segundo Albano Soares, é uma vespa polinizadora e que parasita escaravelhos.
Este não é um insecto social, como as abelhas do mel, por exemplo.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
A revista Wilder criou o seu primeiro artigo de merchandising, a pensar na comunidade naturalista. Saia de casa com o novo saco Wilder e mostre a todos como gostar do mundo natural é um modo de vida. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt