O leitor António Pereira fotografou esta vespa a 5 de Agosto de 2020 em Beja e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.
A vespa foi fotografada na Nossa Senhora das Neves (aldeia a cerca de 6 km da Cidade de Beja). “Será uma vespa? Se for vespa, que tipo? Não é vespa asiática…”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á da vespa oleira Rhynchium oculatum.
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
São inofensivas.
Esta vespa faz parte da fauna autóctone da Europa mediterrânea.
A vespa que o leitor encontrou pertence a um grupo de vespas pretas ou castanhas, com padrões contrastantes de amarelo ou laranja.
São chamadas vespas oleiras porque constroem os seus ninhos com uma mistura de terra e água regurgitada.
Os adultos destas vespas alimentam-se de néctar das flores. Mas as suas larvas precisam de outro tipo de alimento, normalmente larvas de besouros, aranhas ou lagartas que os progenitores levam para dentro dos ninhos.
Agora é a sua vez
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.