A leitora Dulce Ventura encontrou esta vespa a 5 de Agosto em Santa Comba Dão e pediu para saber qual é a espécie. Albano Soares responde.
“Todas as noites na minha varanda, por causa da luz, aparecem estas vespas gigantes, que a minha gata mata quando as apanha. Estou com receio, por ela e também que exista algum ninho que esteja próximo. Envio em anexo a foto, pois gostaria de saber qual a espécie”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um vespão-europeu (Vespa crabro).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é “a nossa” vespa, uma espécie autóctone. Ou seja, “pertence à nossa fauna. Consequentemente evoluiu no nosso território onde pertence aos ecossistemas, desempenhando um papel importantíssimo no controlo de outras espécie”, explicou Albano Soares.
“É um predador, por isso também preda abelhas domésticas, mas evoluiu no mesmo ecossistema. Assim, as abelhas reconhecem-na como predadora e o impacto é mínimo.”
Esta vespa é uma polinizadora e útil controladora de populações de outros insetos.
Pode ser confundida com a vespa-asiática. Segundo Albano Soares, a principal diferença entre a Vespa crabro e a Vespa velutina (conhecida como vespa asiática) “são os segmentos abdominais: quase todos negros na Vespa velutina. Na Vespa crabro só os primeiros são quase inteiramente negros”.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.