A leitora Isabel Mendes fotografou estas plantas a 29 de Setembro na zona de Areias, Ferreira do Zêzere, e quis saber a que espécie pertencem. Carine Azevedo responde.
“Gostaria de saber o nome destas plantas. Encontram-se com frequência à beira das estradas na zona de Areias (Ferreira do Zêzere)”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratam-se de verbascos.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Trata-se de dois exemplares de verbasco, provavelmente Verbascum sinuatum, da família Scrophulariaceae.
O Verbascum sinuatum é uma espécie nativa de Portugal continental e é vulgarmente conhecido como verbasco-ondeado ou cachapeiro. Esta espécie também ocorre no arquipélago da Madeira, onde foi introduzida.
O verbasco-ondeado é uma planta herbácea, pubescente e tomentosa. É formada por uma roseta basal de folhas de onde partem as hastes florais, que podem atingir até cerca de 1 metro de altura. Estas hastes são compostas por folhas, até cerca de 40 a 50 centímetros da sua altura, e a partir dessa altura formam-se as flores amarelas, constituídas por cinco pétalas e por cinco estames densamente cobertos por cerdas púrpuras.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.