A leitora Olga Pita fotografou estes animais a 31 de Março na praia da Galé, Melides, e pediu ajuda na identificação. A equipa do GelÀVista responde.
“É sempre com grande espectativa que abrimos a vossa newsleter semanal! Queríamos partilhar convosco o achado neste domingo de Páscoa na praia da Galé-Melides”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se da espécie veleiro (Velella velella).
Espécie identificada por: Equipa do GelAVista, do Grupo de Oceanografia e Plâncton do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Observam-se exemplares da espécie Velella velella, vulgarmente conhecida como veleiro.
O veleiro é um hidrozoário colonial que flutua à superfície do oceano com a ajuda de uma estrutura quitinosa em forma de vela triangular achatada, o pneumatóforo, que permite que sejam transportadas pelas correntes de superfície e ventos.
Tal como a observadora notou, esta é a morfologia típica da espécie, com uma cor azulada.
As colónias apresentam apenas os esqueletos, transparentes ou de cor esbranquiçada, quando se encontram arrojadas nas praias há algum tempo. A sua cor azul viva dá-nos indicação de que se trata de um arrojamento recente.
Esta espécie tem sido reportada ao GelAvista pelos cidadãos nas últimas semanas, pois estamos atualmente a atravessar um período de bloom da espécie. Tratam-se de fenómenos naturais em que a espécie se reproduz rapidamente, podendo formar aglomerados de centenas de indivíduos. Estes períodos de maior abundância registam-se maioritariamente durante os meses de primavera.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.