Banner

Que espécie é esta: vassoura-de-bruxa

18.12.2024

O leitor Jorge Cantinho fotografou este fenómeno no cimo de uma árvore na região de Sintra, em Julho, e pediu ajuda na identificação. Carine Azevedo responde.

“Encontrei recentemente este estranho ninho de pássaros, perto da Barragem da Mula, em Sintra. A que espécie pertence o ninho?”, perguntou o leitor à Wilder.

Trata-se de uma “vassoura-de-bruxa”.

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

Embora esse denso aglomerado de folhas possa parecer um ninho de uma ave, na verdade trata-se de uma anomalia de crescimento da árvore conhecida como “vassoura-de-bruxa” (Witch’s Broom).

A vassoura-de-bruxa é caracterizada pela formação de um aglomerado excepcionalmente denso e compacto de ramos e folhagens a partir de um único ponto, dando ao crescimento uma aparência de vassoura.

A sua formação pode ser causada por diversos fatores, incluindo patógenos, parasitas, mutações genéticas e stress ambiental. Os patógenos – como fungos, bactérias e vírus – são frequentemente a principal razão para a formação deste tipo de anomalia.

Nos pinheiros (Pinus spp.), a vassoura-de-bruxa pode ser causada pelo fungo Melampsorella caryophyllacearum. Esta condição pode afetar a estética das árvores e, em casos severos, pode resultar na queda da produção de madeira e comprometer a saúde geral das árvores afetadas. Embora não seja sempre fatal, a presença de várias vassouras-de-bruxa pode enfraquecer a árvore ao longo do tempo, já que esta anomalia pode manter-se durante vários anos.

O termo “witch’s broom” ou “vassoura-de-bruxa” vem do folclore, onde se acreditava que tais crescimentos eram causados por feitiços de bruxas ou outras forças sobrenaturais. Na realidade, esse crescimento peculiar nas árvores é resultado de causas naturais.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss