O leitor António França fotografou esta planta em Francos, Rio de Mouro, Sintra, a 8 de Fevereiro e pediu ajuda na identificação. Carine Azevedo responde.
Trata-se de um umbigo-de-vénus (Umbilicus rupestris).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A planta nas fotografias é um umbigo-de-vénus (Umbilicus rupestris (Salisb.) Dandy), uma suculenta pertencente à família Crassulaceae.
Nativa da Europa Ocidental e Mediterrâneo, esta espécie cresce frequentemente em muros, fendas de rochas e taludes sombreados, adaptando-se bem a ambientes húmidos e solos bem drenados.
O umbigo-de-vénus também pode viver sobre o tronco de árvores e arbustos, associado a outras plantas, como o musgo.
Esta planta é caracterizada pelas suas folhas arredondadas, carnudas e com uma depressão central, lembrando um pequeno “umbigo”. Durante a floração, desenvolve uma haste ereta que pode atingir entre 20 a 50 cm de altura, com pequenas flores pendentes de cor esverdeada a rosada.
Para mais informações sobre a espécie, pode consultar aqui.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.