A leitora Mariana Rocha fotografou esta planta a 23 de Março em Penafiel e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“Boa tarde, sou a Mariana Rocha, de Penafiel e espero que se encontre(m) bem. Envio em anexo uma fotografia de uma flor que encontrei durante um passeio em Penafiel e gostaria de saber qual é a planta, é a primeira vez que vejo”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma tuberária-mosqueada (Tuberaria guttata).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A planta da fotografia é da espécie Tuberaria guttata (L.) Fourr, pertencente à família Cistaceae, a mesma da esteva (Cistus ladanifer L.).
Conhecida popularmente como alcar, estevinha, tuberária-mosqueada ou erva-das-túberas, esta espécie é nativa da Europa ocidental e meridional, bem como do norte de África.
Em Portugal, podemos encontrar a tuberária-mosqueada em todo o território continental, preferencialmente em solos ácidos, secos, arenosos, xistosos ou graníticos.
Esta espécie anual cresce entre 2 a 30 centímetros de altura e floresce de março a junho, exibindo flores amarelas ou alaranjadas, com manchas bordeaux na base das pétalas.
A tuberária-mosqueada é uma planta que desperta interesse pela sua beleza e pelas suas características únicas, sendo uma espécie que merece ser apreciada na natureza.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.