A leitora Susana Moleira fotografou um anfíbio em Viana do Castelo, a 13 de Fevereiro, e pediu para saber a espécie. Rui Rebelo responde.
“Venho, por este meio, solicitar o pedido de identificação da seguinte espécie que apareceu na nossa casa, em Viana do Castelo”, pediu Susana Moleira, numa mensagem enviada à Wilder.
Trata-se de um tritão-marmoreado (Triturus marmoratus).
Espécie identificada por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).
“Este animal tem ainda a ‘pele terrestre’, um tipo de pele mais seco que se desenvolve quando está em terra”, descreveu também o investigador da FCUL. “Na primavera migram para a água, onde podem ficar alguns meses, e aí a pele muda, ficando mais brilhante e macia e não se notando tanto as pequenas verrugas que se veem nas fotos.”
Rui Rebelo explicou ainda que “este Inverno está a ser muito quente e pode ser que este animal já esteja a começar a sua migração primaveril”, sendo que “nessa migração tenha ido parar onde não devia”.
Se alguém encontrar um tritão-marmoreado e pretender libertá-lo no seu habitat, deve ter cuidado em deixá-lo longe de estradas, mesmo de terra batida, pois estes anfíbios são muitas vezes atropelados, tinha indicado também este herpetólogo numa identificação anterior.
Segundo Rui Rebelo, o tritão-marmoreado “reproduz-se principalmente na primavera, especialmente em charcas”. “Desde que haja esconderijos (pedras, muros de pedra, manta morta, troncos, etc) e o solo esteja húmido, estão bem.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.