O leitor Rui Lopes encontrou esta tartaruga no seu quintal perto de Viseu a 17 de Julho e pergunta que espécie é. Gonçalo Costa responde.
“Encontrei uma tartaruga no meu quintal, perto de Viseu. Vivo num local com muitos carvalhos, erva e com alguma diversidade no que respeita a fauna (avifauna e não só). Dada a distância ainda significativa a quaisquer rios ou riachos, suspeito que seja uma tartaruga terrestre. Apresenta uma deformação craniana e tem apenas o olho direito. Que faço com a Ciclope (como decidi chamar-lhe)? Deixo-a no quintal?”, perguntou o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma tartaruga-do-mediterrâneo (Testudo hermanii).
Identificação e texto por: Gonçalo Costa, biólogo do cE3c & CHANGE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A tartaruga parece ser uma Testudo hermanii.
Pode ser que tenha sido solta por algum dono menos responsável.
É uma tartaruga simples de se cuidar, tendo em conta alguns aspectos, que podem ser consultados aqui, por exemplo. Bem cuidadas elas aguentam o nosso clima, então pode deixar a Ciclope aí a passear.
Uma coisa, essa tartaruga não necessita de acesso constante a água como os cágados que existem em Portugal, sendo apenas necessário acesso a uma taça ou similar para poder beber água. Aliás, não são boas nadadoras e podem inclusive afogar-se!
Só por descargo de consciência e a pensar no bem estar do bicho, aconselharia levá-la a um veterinário de exóticos para fazer um check up.
Pelos vistos essa tartaruga já passou por muito e há que respeitar essa pequena guerreira!
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.