Banner

Sugador-das-pinhas

Que espécie é esta: sugador-de-pinhas

22.09.2023

Siggi Matos fotografou este percevejo a 15 de Setembro em Manteigas e perguntou que espécie é esta. Rui Félix responde.

“Este amigo de asas apareceu na vidraça da sala. Dia 15 de Setembro., 11h (diurno). Localização: Manteigas (Serra da Estrela) a 805 m altitude. Por baixo das asas tinha marcações transversais amarelas e pretas. Comprimento do corpo (sem antenas) – cerca de 15 mm. Junto duas imagens ventrais e duas dorsais. Lamento a qualidade, mas o bicho era pequeno, movimentava-se muito e era difícil fotografar. Foi fotografado e libertado de imediato. Tentem saber que espécie é, para conhecimento e registo”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um percevejo sugador-de-pinhas (Leptoglossus occidentalis).

Espécie identificada e texto por: Rui Félix, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Por esta altura do ano lá vão aparecendo estes exóticos.

Trata-se do sugador-de-pinhas, Leptoglossus occidentalis, um percevejo exótico da família Coreidae, nativo dos Estados Unidos da América e Canadá, que tem vindo a disseminar-se por todo o mundo, nomeadamente, América do Sul, Europa, China e África do Sul.

Leptoglossus occidentalis é uma espécie exótica que foi detectada em Portugal desde 2010 (Grosso-Silva, 2010; Sousa & Naves, 2011).

Na sua região de origem e na Europa L. occidentalis afeta várias espécies de coníferas, em particular os géneros Pinus, Picea, Abies, Cedrus, Juniperus, e Pseudotsuga, assim como Pistacia (AFN, 2012; Sousa et al., 2012). 

Atualmente parece distribuir-se de norte a sul do país, tendo em conta as detecções realizadas após 2010 em povoamentos de pinheiro manso, pinheiro bravo e mistos.

No entanto, ainda não se comprovou que a espécie afeta os pinhões de pinheiro-manso de maneira a originar declínios na sua produção.

Para mais informações sobre esta espécie, pode ainda consultar aqui e aqui.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss