O leitor Tiago Francisco fotografou esta planta a 25 de Janeiro em Monção, Viana do Castelo, e pediu ajuda para a identificar. Filipe Covelo responde.
Segundo o leitor, esta espécie foi encontrada numa zona de sub-coberto de carvalhais e loureiros.
Trata-se do sanguinho-de-água ou sanguinho (Frangula alnus).
Espécie identificada e texto por: Filipe Covelo, colaborador do Jardim Botânico e do Herbário da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do projecto PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections). O Jardim Botânico da UC tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas ([email protected]).
Esta é uma espécie da família Rhamnaceae, conhecida como sanguinho ou sanguinho-de-água.
Tem uma ampla distribuição no continente europeu e asiático, encontrando-se também no NO do continente africano (Marrocos e Argélia).
Tem como habitat locais sombrios e húmidos, como por exemplo orlas de bosques e galerias ripícolas.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Descubra o Calendário Wilder 2020
Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro.
Saiba aqui como adquirir.
Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.