A leitora Lília Moreira encontrou este insecto em Labercos, Gondomar, a 19 de Outubro e pediu ajuda para saber a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Encontrei este insecto enquanto estava a jardinar. Estava a uns 10cm abaixo da terra, (infelizmente posso tê-lo cortado com a pá), anda para traz. Mede mais ou menos 1,5cm de comprimento. Fez-me lembrar um camarão 😅. Encontrei-o em Labercos, Gondomar. Nunca tinha visto nenhum igual. Gostava de saber o que é”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um grilo-toupeira ou ralo do género Gryllotalpa.
Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
É um ralo (Gryllotalpa sp.), ou mais corretamente, o tórax e a cabeça de um ralo, pois como a senhora supôs, foi mesmo cortado a meio.
Os ralos são, de uma forma simplificada, grilos que evoluíram de forma convergente com as toupeiras: escavam túneis e deslocam-se nestes graças às patas anteriores altamente modificadas, com uma morfologia externa semelhante das toupeiras.
Tal como a senhora disse, são capazes de andar em marcha-atrás, o que permite que recuem nas suas galerias. Outra adaptação à deslocação em túneis é a modificação das suas patas posteriores, mais curtas do que as dos grilos, que os impulsionam no interior das galerias mas não permitem que saltem.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.