A leitora Rita Nunes encontrou este insecto no concelho de Alcanena, a 26 de Março, e pediu ajuda na identificação. Eva Monteiro responde.
“Encontrei este minúsculo na ameixeira vermelha”, contou à Wilder Rita Nunes.
O registo foi feito em Vila Moreira (concelho Alcanena, distrito de Santarém).
Trata-se de um pulgão, um insecto da Ordem Hemiptera e da família Aphididae, também conhecidos como afídeos.
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
O bicho minúsculo da foto é um pulgão.
Como todos os insetos da ordem Hemiptera têm a boca modificada numa espécie de estilete, ou agulha, com que perfuram os tecidos das plantas para se alimentarem da sua seiva.
Muitos afídeos são pragas agrícolas pois debilitam as plantas e são transmissores de doenças.
São também conhecidos por se reproduzirem por partenogénese em condições favoráveis e por fazerem uma associação simbiótica com formigas, que os protegem em troca de uma substância açucarada que excretam através do último segmento abdominal.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.