A leitora Tânia Sofia Oliveira fotografou esta planta a 12 de Abril nas salinas do Samouco e pediu ajuda para a identificar. Filipe Covelo responde.
“Tirei esta foto ontem, dia 12 de Abril, na zona das salinas do Samouco/Alcochete. Que planta é esta?”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se da espécie Cistanche phelypaea.
Espécie identificada e texto por: Filipe Covelo, colaborador do Jardim Botânico e do Herbário da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do projecto PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections). O Jardim Botânico da UC tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas ([email protected]).
A espécie da fotografia é a Cistanche phelypaea (L.) Cout. (família Orobanchaceae).
Esta espécie tem como habitats sapais e estuários. Em Portugal, pode ser encontrada nos do rio Tejo, rio Sado, e outros no Baixo Alentejo e Algarve.
Segundo a Flora Iberica a área de distribuição nativa é o SO da Europa, N de África, ilhas dos Açores, Cabo Verde, Creta e Chipre e ainda o SO da Ásia.
É uma planta parasita de algumas espécies da família Amaranthaceae (anteriormente em Chenopodiaceae), como por exemplo: Sueda vera, Atriplex halimus, Atriplex portulacoides. As plantas totalmente parasitas (holoparasitas) não têm a função fotossintética, possuindo estruturas sucção (haustórios) que lhes permitem obter a seiva elaborada.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.