A leitora Catarina Fonseca captou este som em Agosto de 2020 em Penafiel e pediu ajuda na identificação da espécie. Magnus Robb responde.
“Reparei que também identificam aves pelo canto. Conseguem identificar esta ave noturna, que registei já há algum tempo? Ficaria feliz de conhecer os vizinhos!”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma cria de coruja-do-mato (Strix aluco).
Espécie identificada por: Magnus Robb, ornitólogo britânico especializado na gravação do canto de aves e do mundo natural.
“O pio na gravação da Catarina é, sem dúvida, uma cria de Strix aluco“, respondeu Magnus Robb.
“Tem um tom sibilante e duas ’sílabas’, com o acento na segunda. Isto, de facto, é uma versão juvenil do tuWÍT muito conhecido dos adultos, particularmente (mas não só) das fêmeas.”
“Numa cria é um chamamento que indica onde está e que estimula os adultos a trazer comida. Pode encontrar mais informação sobre os sons desta espécie no meu livro aqui (em Inglês).”
A coruja-do-mato é uma ave de hábitos estritamente nocturnos.
Segundo o portal Aves de Portugal, esta é uma espécie “residente em Portugal e o seu canto pode ser ouvido durante todo o ano (embora com menos frequência no final do Verão)”.
“A espécie distribui-se de norte a sul do país, mas a sua abundância varia fortemente de umas zonas para outras, sendo mais frequente na metade sul do país. É particularmente comum nos extensos montados de sobro e azinho e em certos pinhais maduros. É mais rara em zonas sem árvores ou de grande altitude, bem como em áreas fortemente urbanizadas.”
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.