A leitora Margarida Costa encontrou uma ave em Setúbal e ficou curiosa sobre o que viu. Gonçalo Elias responde.
“Esta ave foi avistada hoje (10 de Maio), mas também já noutro dia na nossa varanda, em Setúbal, perto do Parque da Várzea. Gostávamos de saber se que pássaro se trata”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um gaio (Garrulus glandarius).
Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
“O gaio é uma espécie relativamente frequente nos jardins de Lisboa”, explica este ornitólogo, que adianta que estas aves são observadas em grupo “com alguma frequência”, quando “podem ser vistos pequenos bandos”.
De acordo com o portal Aves de Portugal, esta ave está bem distribuída por todo o território continental, “sendo mais abundante na metade norte e no extremo sul”.
Os gaios podem ser observados principalmente em zonas florestais, mas também no meio urbano, “desde que aí existam árvores grandes”.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.