A leitora Sofia Oliveira fotografou esta planta a 20 de Setembro na estrada nacional N2, perto de Alcáçovas, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
Trata-se de um pilriteiro (Crataegus monogyna).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A fotografia diz respeito a uma espécie nativa, pertencente à família Rosaceae, vulgarmente conhecida como pilriteiro (Crataegus monogyna).
O pilriteiro é uma espécie de folha caduca, cujas folhas são simples e de cor verde-escuro.
Esta pequena árvore ou arbusto floresce no final do inverno e no início da primavera. As flores perfumadas, brancas ou rosadas e surgem agrupadas em inflorescências.
Os frutos são semelhantes a pequenas maçãs, conforme se pode ver na fotografia. Surgem durante o verão e amadurecem no outono. São conhecidos como pilritos e são muito atrativos e apreciados pelas aves e outros animais.
Pode encontrar mais informação sobre esta espécie aqui.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.