O leitor António Dias fotografou este insecto na Mealhada a 3 de Dezembro e quis saber qual a espécie a que pertence. Rui Félix responde.
“Encontrei este insecto dentro de casa. Agradeço a identificação”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se do percevejo-mosqueado (Rhaphigaster nebulosa).
Espécie identificada por: Rui Félix, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
É um percevejo-mosqueado, Rhaphigaster nebulosa, que pertence à família dos percevejos-escudo (Pentatomidae), de cor parda cinza amarelada na face superior e de cor clara na face inferior; apresenta manchas nas membranas das asas anteriores e é desprovido de pêlos.
Estes insectos alimentam-se de sucos de uma grande variedade de plantas (polífago) tais como o pilriteiro (Crataegus monogyna), ameixa (Prunus spp.), aveleira (Corylus avelana), a amora silvestre (Rubus spp.), sugando ocasionalmente fluidos corporais de pequenas larvas ou outros insetos mortos (Wachmann et al., 2008).
Quando ameaçado por potenciais predadores segrega uma substância química produzida na parte inferior do tórax com um aroma muito forte, importante para proteção e fertilização, permitindo o desenvolvimento dos ovos em qualquer ambiente.
Os adultos desta espécie podem ser observados durante o dia em zonas bem expostas ao sol, sobre plantas, arbustos e árvores, aproveitando as temperaturas mais altas do dia para se deslocarem em voo.
Durante o inverno podem encontrar-se sob a casca de plátanos e eucaliptos onde se protegem das baixas temperaturas da noite.
No final da primavera as fêmeas colocam uma postura de cerca de 40 ovos em várias partes da plantas, reiniciando-se desta forma o seu ciclo de vida.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.