A leitora Raquel Leite fotografou este insecto em Lisboa a 16 de Março de 2019 e quis saber qual a espécie a que pertence. Rui Félix responde.
“Seguem duas fotos tiradas no dia 16/03/2019 em Lisboa (Jardim Fernando Pessa) para ajudarem na identificação”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um percevejo-frade (Nezara viridula).
Espécie identificada e texto por: Rui Félix, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Creio tratar-se de uma Nezara viridula, também conhecida por “Frade”, um percevejo que pertence à família Pentatomidae.
São frequentemente chamados de percevejos fedorentos por causa do odor desagradável que muitas das suas espécies exalam. Este produto muito pungente ao nível do aroma é uma secreção glandular exsudada pelos poros do tórax, quando se sentem ameaçados.
Algumas espécies exalam um odor de amêndoa amarga rançoso (cianeto) e outras, como é o caso do “Frade” (Nezara viridula), exalam um odor muito semelhante ao do coentro (aldeídos).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.