A leitora Luísa Carvalho fotografou este percevejo a 6 de Outubro no Funchal, ilha da Madeira, e perguntou que espécie é esta. Rui Félix responde.
“Vivo no centro do Funchal, Ilha da Madeira, e de há duas semanas para cá que tenho nas varandas estes bichos. De dia para dia noto que aparecem mais; como tenho redes de protecção contra mosquitos estes seres estão frequentemente agarrados às ditas. Parece-me que voam. Julgo ser uma espécie de percevejo mas sem certeza nenhuma pois nunca nos meus 61 anos de vida vi este bicho. Que espécie é esta, constitui algum perigo para a nossa saúde e dos nossos animais domésticos?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de um percevejo asiático (Halyomorpha halys).
Espécie identificada e texto por: Rui Félix, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
É o percevejo-asiático, ou percevejo-sugador-castanho-marmoreado, Halyomorpha halys, um percevejo da família Pentatomidae.
Considerando a sua enorme adaptabilidade e preferência por plantas hortícolas e frutícolas com interesse comercial, é uma espécie introduzida que apresenta um risco elevado para o nosso país, devido à sua capacidade de adaptação, preferência por culturas comerciais e facilidade de dispersão. A monitorização e controlo rigorosos são essenciais para evitar impactos económicos e ecológicos significativos.
Este percevejo não é perigoso para pessoas e animais: não morde, não pica, não suga sangue, nem transmite doenças, exalando um cheiro forte e desagradável, razão pela qual é conhecido como brown marmorated stink bug (percevejo fedorento), à semelhança de outros percevejos da família Pentatomidae.
Para mais esclarecimentos pode consultar este esclarecimento sobre a espécie.
Com vista a acompanhar a expansão deste percevejo no território nacional, bem como a evolução fitossanitária, sugerimos que partilhe esta ocorrência em https://www.biodiversity4all.org/
Aqui pode ser observada a expansão deste percevejo no território dos Estados Unidos da América desde o ano 2000 até 2019.
Pode encontrar aqui mais informações.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.