O leitor João Oliveira fotografou este percevejo a 24 de Novembro Fanhões, Loures, e perguntou que espécie é esta. Rui Félix e José Manuel Grosso-Silva respondem.
“Moro na zona de Fanhões, Loures, e tinha este bichinho dentro das minhas calças que estavam estendidas na janela. Podem dizer-me que espécie é e se tem algum tipo de perigo para nós? Deixei-o no jardim nas folhas, obrigado”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se do percevejo Acrosternum heegeri.
Espécie identificada por: Rui Félix, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, e por José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
“Trata-se de um Acrosternum heegeri, um pequeno percevejo verde da família Pentatomidae, que não constitui perigo para a nossa saúde”, explicou Rui Félix.
Hoje conhecem-se mais de 20 espécies de percevejos do género Acrosternum.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.