A leitora Lurdes Gonilho fotografou esta espécie a 1 de Agosto na praia de Albarquel, Setúbal, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado e o GelAvista respondem.
Trata-se do pepino-do-mar Holothuria arguinensis.
Espécie identificada por: Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona, e equipa do GelAVista, do Grupo de Oceanografia e Plâncton do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo a equipa do GelAvista, do IPMA, a espécie é “encontrada frequentemente no Atlântico nordeste e Mar Mediterrâneo. Estes animais pertencem ao filo dos equinodermes, como é o caso das estrelas-do-mar, e habitam zonas costeiras. Apresentam um corpo em forma de cilindro e um endosqueleto interno (ossículos), como outros equinodermes”.
Este pepino-do-mar é muitas vezes visto nas marés vazias, alimentando-se nas pradarias marinhas.
A espécie vive em bancos de areia e em pradarias marinhas até aos 52 metros de profundidade. Em adulto mede em média 35 centímetros e pesa 270 gramas.
Os pepinos-do-mar são animais muito importantes porque reciclam a matéria orgânica dos sedimentos e redistribuem nutrientes.
Muitas das espécies de pepinos-do-mar estão ameaçadas sobre sobre-pesca.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.